O centro especializado em neurogastroenterologia do IGESP (MoDiNe) foi criado para atender demanda diagnóstica da doença do refluxo gastroesofágico e tem como metas o diagnóstico, a pesquisa e o treinamento da especialidade.

Como centro de treinamento, o MoDiNe, por meio do Centro de Estudos do hospital, tem recebido médicos de todo Brasil que realizam curso de especialização na área, familiarizando-se com as técnicas diagnósticas e com a tecnologia envolvida. Acrescenta-se a isto a produção de três livros técnicos que dão suporte aos iniciantes e profissionais da área e o desenvolvimento de novo instrumental, idealizado e produzido pelo laboratório, com produção própria e patenteada, para auxiliar pacientes no treinamento para recuperação de disfunções do assoalho pélvico.

Na área de diagnóstico são realizados exames de alta precisão dentro de alto rigor técnico. Protocolos exigentes, desde a recepção do cliente, à orientação e a realização do exame, são seguidos por médicos e técnicos de enfermagem formados e treinados dentro do próprio serviço. Na área de pesquisa, os dados são coletados e comparados aos da literatura mundial, somando maior conhecimento em cada área.

A incorporação de novas tecnologias é feita de maneira gradual, acompanhando a exigência da especialidade e a evolução das técnicas.

Exames realizados

  • pHmetria esofágica;
  • pH-impedanciometria esofágica;
  • Manometria esofágica de alta resolução;
  • Manometria anorretal convencional e de alta resolução;
  • Teste do Hidrogênio expirado;
  • Biofeedback;

Médico responsável: Dr. Ricardo Guilherme Viebig (CRM: 29.946)